Conheça os tipos de Agências de Publicidade

Tipos de Agências de Publicidade, suas diferenças e como escolher a mais adequada para a necessidade da minha empresa

Estou no mercado publicitário há mais de 20 anos como proprietário de uma pequena agência, atendendo clientes de negócios locais ou empresas que atuam em nichos de mercado, com bastante orgulho de ter clientes longevos, pessoas maravilhosas que confiam no meu trabalho há 15, 10, 5 anos.

Neste tempo de agência, em minhas prospecções, o que mais encontrei ao conversar com estes clientes em potencial foram pessoas extremamente insatisfeitas, exorcizando a antiga agência.

Dentre as principais reclamações se destacam:

  • Falta de comprometimento com prazos
  • Falta de iniciativa
  • Falta de atenção nas correções
  • Idas e vindas intermináveis no processo de aprovação
  • Preço
  • Pouco resultado

A minha sensação é como se eles tivessem contratado uma empresa completamente inapta para realizar o trabalho.

Eu, que também já tive minhas rusgas com ex-clientes, nesta hora penso: o que será que eles estão falando de mim para outras pessoas?

Sinceramente, quando ouço essa enxurrada de reclamações, dificilmente acredito, especialmente se vejo que as produções da agência em questão é boa.

Também não acho que as reclamações são indevidas. Certamente existiu um problema neste relacionamento.

Na maioria das vezes o meu diagnóstico é que a empresa contratou o tipo de agência  de publicidade errado para o trabalho que ela precisava naquele momento.

Sim, existem diferentes tipos de agência

Sempre existiu diferentes tipos de agências no mercado publicitário. Isso não é uma novidade.

Antigamente agências de publicidade se diferenciavam mais por seu tamanho que pelos trabalhos que realizavam. Algumas mais direcionadas para o design e outras para a publicidade, que na época era majoritariamente no meio offline.

E devido a simplicidade do mercado, os serviços realizados por elas eram muito parecidos. Quase todas conseguiam atuar como Full-Service, ou seja, atendiam as mais variadas necessidades dos clientes relacionadas à comunicação.

Com o avanço do tal do marketing digital o mercado se sofisticou muito, e a complexidade das tarefas necessárias obrigaram as agências a se especializarem em algumas tarefas de acordo com as demandas mais frequentes que recebiam.

Hoje, é muito difícil ser uma agência full service e prestar um bom serviço em todas as áreas da publicidade.

Em alguns casos os escopos os tipos de agências se misturam, em outros as atribuições são tão diversas que pode mudar todo processo utilizado pela agência, abrindo margens para erros e insatisfações.

Aqui que mora a maior causa dos problemas de relacionamento entre agências e empresas.

Agências que pegam todo tipo de job na maioria das vezes é como um equilibrista de pratos. Uma hora ela vai deixar o prato do cliente pode cair.

Donos de agências: não sejam equilibristas de pratos

Cabe ao empresário identificar se a agência é apta a realizar determinada tarefa. Por isso conhecer o “cardápio” de serviços possíveis dentro da comunicação que você precisa, para daí sim escolher uma agência adequada.

E à agência, cabe orientar ao empresário qual o melhor especialista para resolver o problema, ou certificar-se de ter um profissional que consiga solucionar a questão do cliente.

Tipos de Agência de Publicidade

Agências de Publicidade Full Service

É uma agência que possui todos os profissionais necessários para atender grandes empresa ou lançar campanha publicitária.

Ela possui além do trio tradicional atendimento, diretor de arte e redator (gourmetizado copywriter), também, designers, programadores web, gestores de tráfego, produtores de arte, produtores de vídeo e, não incomum nos dias de hoje, fotógrafos, ilustradores e cinegrafistas.

Manter estes profissionais custa dinheiro. O cliente precisa ser grande e ter demanda, senão não vai funcionar.

São agências caras. Se você achou uma que cobra barato, possivelmente é “Meia-Boca Service”.

E olha que tem um monte de “Meia-Boca Service” no mercado que gosta de ostentar um o nome Full Service mas não tem cacife pra bancar.

Os profissionais das “Meia-Boca Service” fazem de tudo mais ou menos, normalmente estão muito atarefados e estressados para realizar com excelência o que se propõem. Seus resultados são como eles: meia-boca.

Eles são os maiores fabricantes de clientes frustrados e insatisfeitos do mercado de comunicação.

Agências de Publicidade Tradicionais

O nascimento das agências de publicidade aconteceram em um contexto onde veículos de comunicação comercializavam os espaços publicitários para as agências, que revendiam para os clientes.

O core business era esse. Ela não precisava criar nem produzir nada, só vender espaço publicitário em jornais, revistas, rádios e tv.

Com o tempo, devido a dificuldade dos clientes em produzir as campanhas e materiais necessários, começaram a incorporar profissionais capazes de dar vazão a essa demanda e terceirizar os que não conseguiam fazer.

Dentre os profissionais que podem circular em uma agência de publicidade tradicional temos:

  • Atendimento: responsável por fazer a ponte entre o cliente e a equipe.
  • Diretor de Arte: faz a criação e cuida da produção das campanhas.
  • Redator: faz o copywriting, elabora os textos e “dá o tom” da comunicação.

O restante dos profissionais ou são terceirizados ou vão se incorporando aos poucos ao quadro conforme o crescimento e necessidade da agência. Daí entram em cena o mídia – responsável pela negociação com os veículos de comunicação, designers – responsáveis pela arte final, etc.

Para a realização destes serviços adicionais a agência cobra uma comissão em cima do valor do profissional. Isso dá à agência mais flexibilidade, permitindo que ela atenda clientes de diferentes tamanhos.

Agências Web

Antes da consolidação do digital, existiu um gap no mercado publicitário onde as agências tradicionais estavam ganhando muito dinheiro e ocupadas demais com suas demandas convencionais para se preocupar com criação de sites e negociar divulgação em banners entre os milhares de portais da internet.

Não tínhamos uma forma padronizada de remunerar uma agência ou cobrar o cliente, o que foi acontecer só quando o Google criou o GoogleAds e o AdSense, e mais tarde com o Facebook entrando no jogo, o que facilitou demais a forma de negociar estes espaços, que até então era um mercado bem trabalhoso.

Assim nasceram as Agências Digitais, especializadas em Criação de Sites e Produção de Artes voltadas exclusivamente para a internet, compostas por Web Designers e Programadores, produzindo E-commerces, Campanhas de Tráfego Pago, Produção de Conteúdo, Produção de Vídeos, SEO, Social Media e a lista só cresce.

Com o desenvolvimento do mercado e a migração das verbas publicitárias para o digital, temos um segmento maduro, que também vem se ramificando e se especializando cada vez mais necessidades dos clientes.

Existem hoje agências especializadas em cada uma das atribuições citadas acima e micro nichos de mercado com um universo de peculiaridades, que as tornam muito eficientes naquilo que se propõe a fazer.

Agências de Marketing Digital

Como diz o Conrado Adolpho, escritor do livro 8Ps, marketing digital não existe, existe marketing. Mas como o nome pegou, vamos usar Agências de Marketing Digital.

A diferença entre uma Agências Web e uma Agência de Marketing Digital é a preocupação com coisas mais ligadas ao marketing tradicional, como estratégia, comunicação e vendas.

Além das atribuições ligadas às agências web, são bastante Data Driven, ou seja, direcionadas para inteligência, dados e resultados.

São estas as agências que vão realizar os famosos Lançamentos Digitais ou grandes campanhas no E-commerce, muitas vezes atuando também no offline junto à equipe de vendas, implementando scripts, funil de vendas, ferramentas de CRM e realização de eventos online ou presenciais.

Mas cuidado! Em um monte de Agência Web que se auto entitula Agência de Marketing Digital.

Agências de Growth Marketing ou Growth Hacking

Este modelo de agência nasceu junto com as tecnologias de automação de marketing e as técnicas de venda utilizadas em lançamentos digitais, tipo Fórmula de Lançamento.

A promessa principal deste tipo de agência é de “acelerar as vendas” da empresa através de um funil de vendas automatizado, que aquece e qualifica o lead para a compra.

O método consiste em conduzir um volume massivo de tráfego de possíveis interessados para uma Landing Page de alta conversão e, utilizando técnicas agressivas de persuasão, transformar o maior número possível de prospects em leads, o que ocorre através de uma isca digital, consultoria ou produto gratuito ou de uma oferta irresistível.

As estratégias utilizadas pelas agências de growth marketing, são normalmente recheadas de gatilhos mentais (escassez, medo, desejo, etc), com o objetivo de transformar em um curto período de tempo um lead frio em um comprador quente, ávido pelo produto.

A partir da entrada do lead no funil entra em cena uma sequência de contatos automatizados através de ferramentas de e-mail marketing ou Whatsapp, quebrando objeções com textos persuasivos, conduzindo o cliente para etapa de compra. O fechamento da venda pode ocorrer em um carrinho on-line ou através de um vendedor muito bem treinado somente nesta etapa final do fechamento.

Por incrível que pareça a técnica funciona, mas obviamente NÃO É PRA TODO MUNDO!

O produto ou serviço em questão precisa ter um certo apelo, uma escassez legítima, ser um objeto de desejo, ou a oferta ser muito boa para ser verdade.

A empresa também precisa estar muito bem preparada para o rápido crescimento de vendas. Limitações no processo produtivo, como tempo de produção ou falta de estoque ou matéria prima, podem acabar com a reputação da empresa.

Segmentos que vendem bem com esta estratégia:

  • Consultorias
  • Softwares SAAS
  • Franquias
  • Cursos e treinamntos
  • Convênios
  • Títulos de clubes
  • Lançamentos imobiliários
  • Consórcios
  • Investimentos
  • Produtos e serviços de beleza
  • Fitoterápicos

Se você é um vendedor de comodities ou se existe um limite na sua capacidade de atendimento (dentista, materiais de construção, alimentos), não adianta tentar executar suas vendas desta forma.

Se você colocar uma escassez em um material de construção por exemplo, o cliente simplesmente vai bater na próxima porta para comprar o produto, a não ser que o mesmo esteja a um preço realmente imperdível.

Se você anuncia no Google e utiliza algum tipo de remarketing vai conseguir atingir o seu público de forma muito mais controlada e segura.

Muitas agências de growth tentam encaixar o modelo de venda em qualquer tipo de negócio, gerando resultados pífios em venda, quando comparados ao investimento total necessário para fazer girar esta roda.

Agências de Design Gráfico

Este é um tipo de agência que nasceu com a crescente preocupação das empresas em criar marcas com personalidade, conceito e identidade.

São agências mais direcionadas para Branding (criação de marcas), Arte Final, Editoriais e Promocionais (revistas, livros, catálogos, folders e folhetos), Comunicação Visual (sinalização, painéis, ponto de venda) e Embalagens.

Também podem atuar no Web Design, com desenvolvimento de site, landing pages, newsletter, banners digitais, apresentações, layouts para redes sociais, mas com um direcionamento maior para a visual, estética e funcionalidade.

Outro segmento que cresce muito dentro do design gráfico é o audiovisual e o motion design, agregando o poder das animações e vídeos ao design.

Agências de Eventos

As Agências de Eventos possuem profissionais especializados em organizar, contratar e divulgar eventos, feiras, convenções, palestras, ativações em ponto de venda e merchandising, preocupando-se com todos os detalhes para que tudo aconteça conforme o planejado.

Se você tem este tipo de demanda na sua empresa a rede de relacionamentos e fornecedores da agência de eventos vai ser uma mão na roda para facilitar e agilizar a organização, minimizar erros e dar mais segurança ao contratante.

Dentro do seu escopo vão se preocupar com as peças utilizadas na comunicação prospectos, publicidade do evento, desenho do stand da feira, atividades e atrações, cerimonial, celebridades e influencers que vão aparecer no evento, etc.

Eventos já são estressantes por si só, imagina se você contratar uma agência de marketing digital pra realizar o seu? Não vai dar certo, né?

Agências de Endomarketing

São agências voltadas para o público interno da empresa, ou seja, os funcionários, colaboradores e fornecedores, preocupando-se com ações para comunicar, engajar e criar uma cultura organizacional.

Para isso, podem ser utilizadas diferentes tipos de ferramentas, desde o design gráfico – através da do branding e da comunicação visual, mídias sociais – voltando os esforços de comunicação para o público interno, marketing instrucional, eventos e palestras, até a produção de canais de vídeo e podcasts exclusivos para o público interno.

O principal objetivo de uma agência de Endomarketing é criar um ambiente de trabalho positivo, fortalecer a lealdade dos funcionários e promover uma cultura de engajamento e produtividade dentro da organização.

Ao se concentrarem na comunicação interna, na satisfação dos funcionários e na promoção de uma cultura organizacional sólida, essas agências contribuem para melhorar o desempenho e a retenção dos funcionários e o sucesso geral dos negócios.

É um serviço normalmente contratado por grandes empresas, com grande quadro de funcionários, onde a cultura organizacional vai impactar diretamente no desempenho da corporação.

Agência de Influenciadores

As Agências de Influenciadores são especializadas em gerenciar a imagem pública de influencers como se fosse uma marca, cuidando do personal branding do cliente e promovendo o relacionamento com o público e as marcas.

Este tipo de agência normalmente nasce a partir do sucesso de conquistado para um canal ou influencer e com o know-how adquirido esta pessoa passa a oferecer o serviço de assessoria à outras pessoas que desejam se tornar celebridade on-line.

Outro negócio, relacionado ao marketing de influência, que se multiplica nas Redes Sociais e são interessantes para pequenos e médios negócios são os Guias, podendo se especializar em nichos ou em locais, como guias da cidade, guia de viagens, guias de hospedagem, guia de mães, etc.

Estes canais são excelentes locais para divulgação em uma marca voltada para um local ou nicho específico.

Com o advento das redes sociais e a ampliação do números de influenciadores, que nasceram neste meio produzindo conteúdos direcionados, este segmento cresceu muito tanto em tamanho quanto em faturamento, conseguindo atuar em nichos que antes seria impossível de atingir em uma comunicação convencional.

Influencers são os novos veículos de comunicação do mercado moderno. Dentre os principais clientes deste segmento podemos destacar:

  • Celebridades Digitais
  • Celebridades Fitness
  • Atletas
  • Instagrammers, TikTokers e afins
  • Youtubers e Vloggers
  • Atrizes e Atores
  • Cantores e Cantoras
  • Instrumentistas (guitarristas, bateristas, etc)
  • Modelos
  • Artistas em geral
  • Palestrantes
  • Filósofos
  • Políticos

Os profissionais das Agências de Influenciadores podem atuar junto ao Influencer, gerenciando seus canais de comunicação e relacionando-se com a base de fãs, incorporando em alguns casos o papel do social media, trabalhando o marketing pessoal, negociando sua participação em eventos e comerciais.

Também lidam com relações públicas, assessoria de imprensa, contratação de fornecedores, gerenciamento de crises e parcerias comerciais.

Agência de Relações Públicas

Basicamente as Agências de Relações Pública fazem a mesma coisa que as Agências de Influenciadores, mas atuando diretamente junto às marcas. 

Aliás, é comum as Agências de RP atuarem também no mercado de influência, já que o networking e o acesso às celebridades digitais é um dos fatores mais importantes neste mercado.

Ela é responsável por promover a boa imagem da empresa ou instituição junto ao seu público e clientes, com um trabalho forte de assessoria de imprensa e promoção.

Agência In House

Uma Agência In House, é uma agência interna dentro de uma empresa, ou seja, é um departamento ou equipe criativa que opera dentro de uma organização tocando os trabalhos de marketing desta empresa ao invés de terceirizar para agências externas.

Nem sempre o custo é o fator preponderante
para se optar pelo modelo

Normalmente o modelo é encontrado em grandes corporações ou instituições com necessidades substanciais de marketing e publicidade, ou precisa de uma frequência muito grande para determinadas ações, que através de uma agência externa seria impossível.

Em alguns contextos, até mesmo pequenas e médias empresas podem se beneficiar do modelo. Um varejista local por exemplo se beneficiar muito internalizando o trabalho de social media e tráfego pago, dependendo do valor que ele investe em publicidade.

Mas atenção! É necessário gerenciar esta equipe como qualquer outra. Se você não tem conhecimento para fazê-lo, aprenda ou contrate alguém que tenha, caso contrário nem comece.

Qualquer um dos modelos de agência citados anteriormente pode ser transformado em Inhouse Agency, desde que a empresa se certifique de possuir os profissionais certos para realizar o trabalho.

Existe também a possibilidade de trabalhar com modelos híbridos, com parte das funções realizadas internamente e outra externamente, de acordo com a necessidade da empresa.

Agências de Nicho

Agências de nicho ou Agências Especializadas atendem a setores e nichos mercado com necessidades específicas, ou por que, de tanto atender tal segmento ela acumulou muita inteligência no mercado alvo à ponto de conseguir resultados realmente surpreendentes, ou devido a detalhes que somente aquele mercado tem, como o segmento farmacêutico, que é muito regulamentado.

Existem agências de especializadas nos mais diversos nichos:

  • Imobiliárias e construtoras
  • Alimentos e bebidas
  • Esportivo
  • Médico, odontológico, farmacêutico
  • Direito e advogados
  • Indústrias

Com o profundo conhecimento e experiência em seus respectivos setores, a agência pode levar o cliente direto ao ponto, com estratégias já testadas e comprovadas de sucesso.

Tamanhos de Agência de Publicidade

Tamanho é documento no caso de Agências de Publicidade, e o atendimento de cada uma delas vai fazer bastante diferença dependendo do porte do contratante, da área de atuação e do prestígio.

Existem agências grandes, médias e pequenas e existem agências que atendem o mercado global, nacional, regional e local. E o mesmo para os clientes.

Seu sapato tem que ter o tamanho certo pra você.

Não tem cabimento uma empresa local gigante contratar um Leão de Cannes para realizar uma campanha, por mais que a empresa tenha faturamento para bancar. Uma agência global não vai ter o mesmo interesse e entusiasmo no job se o cliente for o Arroz da Tia Lourdes, agora se for o feijão Uncle Bens ela vai ficar mega feliz e o trabalho vai sair muito melhor.

Uma agência considerada grande em Campinas pode ser considerada pequena para um mercado como o de São Paulo, onde as necessidades são muito maiores. O número de funcionários neste caso, talvez não signifique grande coisa.

Via de regra agência grande casa com cliente grande, média com médio, pequena com pequeno. A exceção depende do mercado que você quer atuar.

Se deseja ampliar sua marca e atuar nacionalmente, talvez faça sentido contratar uma agência local média ou uma considerada pequena numa grande metrópole.

Se você é pequeno e, na busca por mais qualidade, tenta “casar” com uma agência de publicidade grande, o que vai acontecer na prática é que o seu trabalho, muito provavelmente, vai cair na mesa de um estagiário e o resultado pode não agradar.

Como escolher a agência de publicidade ideal para minha empresa?

O empresário precisa entender é que não existe uma linha que separa um tipo de agência de outra. Como disse anteriormente, as atribuições se misturam e se assemelham em alguns casos.

Um bom primeiro primeiro passo para escolher a agência ideal é uma boa definição das suas demandas e os objetivos que almeja alcançar. A partir daí selecionar os profissionais certos que possam ajudá-lo trilhar este caminho.

Vou usar a Atol Publicidade, minha agência, como exemplo:

Somos uma empresa especializada em SEO e Tráfego Pago para pequenas empresas de produtos ou serviços e negócios locais.

Se um cliente chega até nós precisando elaborar uma marca, criar um conceito, fazer uma embalagem, eu tenho que ser honesto com este cliente e indicá-lo a outro profissional que seja mais direcionado para a necessidade dele. Esta é a nossa atitude.

Apesar de possuirmos bastante expertise em design gráfico a nossa opção profissional é permanecer firme no segmento que melhor consseguimos gerar valor para o cliente.

Agora, também não espere que uma agência de design gráfico seja capaz de criar campanhas de tráfego pago de alto desempenho. A possibilidade de isso acontecer é bem pequena.

Cada macaco no seu galho.

Está cada vez mais difícil para as agências acompanharem as mudanças do mercado publicitário e, na prática, as agências que fazem de tudo um pouco, fazem tudo meio mal feito – mas elas estão por aí, todo dia traumatizando algum cliente, com atendimento ruim e resultados piores ainda.

Especialmente para pequenas e médias empresas, para terem uma boa qualidade e ver o retorno de seus investimentos, o mais interessante é selecionar estes profissionais de acordo com cada uma de suas necessidades em suas áreas especializadas.

É mais trabalhoso contratar desta forma, sabemos. Mas os resultados tendem a ser mais consistentes e mensuráveis.

Avalie o portfólio da agência, os materiais que ela já entregou, sites que ela produziu, clientes que atendeu. O estilo do design que ela produz para outras empresas combina com o seu?

Se ela diz que faz SEO, teste o desempenho das empresas que ela atende digitando as palavras chave no Google. Peça para ver relátorios e números das empresas que ela atende: acessos, leads gerados, tempo de navegação, seguidores no perfil do Instagram.

Principalmente: fale com os clientes que ela atendeu!

Contrate pela expertise que a agência prova que tem, não a que ela fala que tem. Não pelo tamanho.

Precisa de ajuda com sua agência? Se eu não puder atender, posso lhe indicar um bom profissional para resolver o seu problema.

Um abraço! Me segue no Instagram: @gustavo.zorzetto