Como fazer um Blog Profissional para o seu Negócio

Aprenda a fazer um Blog Profissional para seu negócio do ZERO e comece utilizar o Marketing de Conteúdo a seu favor.

Você já deve ter ouvido falar da importância de ter um Blog Empresarial ou Profissional.

Apesar de já parecer fora de moda, ainda mais com a forte tendência dos canais de vídeos e redes sociais, ainda hoje ele é considerado a principal plataforma para desenvolvimento de Marketing de Conteúdo para empresas.

Eu ainda ouço de vez em quando quando sugiro ao cliente um Blog Profissional:
“— Tá maluco!… Blog? Na minha empresa?”.

Acham que Blog é algo desnecessário… diário de menina adolescente.

Não meu amigo… o Blog ainda é uma ferramenta PODEROSA.

Não é FACEBOOK, não é INSTAGRAM… é BLOG!

Um batalhão de empresas tem muito a se beneficiar com Blogs e Marketing de Conteúdo: indústrias, empresas de software, contabilidade, advocacia, consultórios, médicos, odontologia, consultores, distribuidores, representantes e profissionais liberais em geral.

A boa notícia pé que POUCAS EMPRESAS mantém um Blog ou não sabem aproveitar seu potencial.

Depois dele você vai usar sim as outras plataformas, mas no geral, pessoas só engajam com empresas cool ou com assuntos do interesse dela.

Além disso, cada vez mais as redes sociais estão limitando o alcance de empresas sem engajamento orgânico, preferindo exibir para os usuários fotos de gatinho, política e afins.

Mais abaixo, vou ensinar para você como fazer um blog profissional passo a passo, desde a instalação até a publicação dos posts, e alguns dos custos envolvidos no processo.

MOTIVOS para ter e manter um Blog na sua empresa

Seu cliente tem dúvidas, não tem? Que tal se ele pudesse tirá-las 24h por dia 7 dias por semana? E melhor ainda, isso sem lhe dar um pingo de trabalho?

No Blog Empresarial é isso que você faz: tira as dúvidas dos clientes, sem nenhum trabalho adicional, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

De quebra todos esses textos que você está produzindo podem virar novas ideias, roteiros de vídeos, e-books, conteúdo para rede social, etc.

Como um Blog pode ajudar você?

  1. Ele tem o poder de ajudar a melhorar seu posicionamento no Google
  2. Atrair uma legião de clientes interessados no seu produto ou serviço
  3. Instruir o cliente e tirar todas as suas dúvidas
  4. Influenciar o cliente positivamente
  5. Captar e-mails de pessoas interessadas no seu negócio
  6. Integrar todas as suas Redes Sociais
  7. Fazer as pessoas compartilharem sua página
  8. Conquistar o voto de confiança do cliente

Vou repetir: através do blog BONS CONTEÚDOS melhoram o posicionamento do seu site no GOOGLE.

Então, trace agora uma estratégia de Marketing de Conteúdo com objetivos claros. Essa estratégia vai nortear o tipo de material que será produzido.

O Blog Profissional é a base de quem quer utilizar Marketing de Conteúdo com sucesso.

Como fazer seu Blog: recursos necessários

Um Blog Empresarial nada mais é que um site com uma área para postagem de notícias e artigos.

Produzir um envolve mais tempo e conhecimento do que dinheiro.

Entre as ferramentas existentes a plataforma mais utilizada é o WordPress, que pode ser baixado gratuitamente em português clicando AQUI.

Existem outras, mas a que uso e recomendo é o WordPress. De longe é a melhor.

O WordPress é uma aplicação web consagrada de código aberto, criada por uma empresa chamada Autommatic, aperfeiçoada pela própria comunidade da internet.

Ele avançou tanto que é possível fazer um site completo com ele, inclusive com e-commerce. Já existem mais de 15 bilhões de sites na internet utilizando o WordPress.

É um milhão de vezes melhor fazer um site em WordPress
do que contratar um programador ruim.

Ele é estruturado em páginas fixas (empresa, serviços, produtos, etc), categorias (assuntos abordados no blog) e posts (artigos e notícias).
Mais a frente vou me aprofundar nesse assunto.

Existe alguma desvantagem no WordPress?

Sim, a área administrativa é fácil de mexer, mas não é tão intuitiva quanto a de uma aplicação desenvolvida especialmente para sua empresa.

Mas não é um bicho de sete cabeças.

VAMOS AO PASSO A PASSO!

Como FAZER um Blog Empresarial!

Passo 1 – Planejamento

Antes de qualquer coisa é necessário planejar o seu Blog Empresarial.

Inicialmente faça um fluxograma com as páginas fixas: home, a empresa, serviços, produtos, contato.

É possível hierarquizar as páginas como se fosse uma subcategoria. O WordPress trata com páginas mães e filhas.

Definida a estrutura das páginas fixas monte no PowerPoint slides para cada uma das páginas fixas com o texto, tabelas, gráficos e já selecione todas as imagens. Deixe o mais detalhado possível, não tente resumir seu site nessa etapa.

Feito isso defina os assuntos que serão tratados no blog, eles serão as categorias e subcategorias. Exemplo: Marketing, Publicidade, Motivação, Empreendedorismo e Ferramentas.

Passo 2 – O que escrever???

Você pode começar escrevendo sobre as principais dúvidas do seu cliente.

Sabe aquela coisa no seu negócio que você tem que explicar para todos os clientes? É isso.

Comece fazendo um FAQ do SEU negócio (Perguntas Frequentes/Frequent Asked Questions):

  • Dúvidas frequentes sobre troca de óleo,
  • Principais dúvidas ao contratar um advogado
  • Principais dúvidas ao abrir uma empresa
  • Dúvidas sobre o tipo de areia utilizada em obras, etc.

Posteriormente cada um dos tópicos da sua FAQ pode virar um artigo mais aprofundado.

Você não deve usar seu Blog para repostar notícias do mercado ou notícias irrelevantes para o seu cliente.
Use o Facebook para isso e, se for muito importante, reescreva colocando o seu ponto de vista sobre aquela matéria.

Passo 3 – Domínio

Um Blog Profissional no mínimo tem que ter um domínio. Se não quiser gastar nisso fique lá no Facebook.

E pelo amor de Deus, NÃO vá construir seu Blog Profissional numa plataforma gratuita.

Bom… a pesquisa pelo domínio e o registro é feito no site Registro.br (não faça em outro).

Ele deve ser fácil, curto e, preferencialmente deve incluir uma dica do seu segmento. (Ex. lucianapersonal.com.br, queroflores.com.br, solucaoinformatica.com.br).

DICA QUENTE:
Se o termo da pesquisa do usuário estiver livre registre (ex. personaltrainer.com.br, consertodecomputador.com.br, etc). Este é um dos principais fatores para o ranking do Google.

Custa R$30,00 por ano.

Passo 4 – Hospedagem

Você vai precisar de um serviço de hospedagem com PHP/MySQL/Linux, que é a exigida pelo WordPress.

Recomendo e uso o Hostgator e o GoDaddy, mas existem outros bons.

Procure empresas renomadas ou recomendadas por pessoas que você conhece pessoalmente.

Evite serviços baratinhos de hospedagem.

Custa de R$25,00 a R$45,00 por mês.

Passo 5 – Instalação do WordPress

Se você seguiu minha recomendação hospedagem de sites essa etapa é mamão com açúcar.

Na área administrativa da hospedagem você deve achar um ícone “Aplicativos” é só entrar, localizar o botão de instalação do WordPress preencher o formulário e PRONTO.

Se você já tem um site e sua hospedagem não conta com essa funcionalidade, você deve solicitar um novo Banco de Dados MySQL com nome, usuário e senha.

Baixe a última versão do WordPress descompacte o arquivo e através de um programa de FTP, suba os arquivos para a pasta desejada.

Feito isso, assim que você abrir o site vai aparecer uma janela onde você vai adicionar o nome, usuário e senha do Banco de Dados MySQL e vai criar um login para administração do site.

A primeira opção é mais fácil.

Passo 6 – Escolher um Tema (Template)

Um Tema é um pacote com um site pronto criados por desenvolvedores profissionais, que lhe entregam todo o design e a programação.

E não é porque é um layout pronto que é ruim… muito pelo contrário.

A riqueza dos temas de alguns desenvolvedores chega a ser impressionante.

O WordPress já vem com alguns temas gratuitos instalados, mas não são lá essas coisas (por motivo de teste este é um deles).

Para fazer algo profissional, você deve comprar um.

Para os meus clientes eu uso o ThemeForest (em inglês).

No ThemeForest você pode comprar com pelo PayPal, recebe o arquivo no ato do pagamento, tem suporte técnico, você pode baixar as atualizações. É super tranquilo.

Não baixe temas nos becos escuros da internet e se você for contratar alguém, garanta que a pessoa não faça isso.

Você fica sem o suporte do desenvolvedor, sem as atualizações de segurança, corre risco ganhar de brinde um malware, um vírus ou ATÉ COISA PIOR (mais pra frente vou te contar mais sobre isso).

O segredo é localizar um tema que se encaixe o melhor possível ao conceito da sua marca. Você ganha bastante em tempo e qualidade.

Os requisitos básicos de um bom tema são:

  • Compatíveis com celulares e tablets (responsivo)
  • São simples e rápidos (temas muito carregados em Java Script são problemáticos)
  • Permite personalização no próprio painel do WordPress (cores, fontes, etc)
  • Permite o uso de Page Builders e Shortcodes (ferramentas de diagramação da página)
  • Oferece um bom suporte (observe os comentários na página)

Todas essas informações estão na descrição do produto e, antes de comprar, você vai poder navegar nos temas, tirar dúvidas com os autores e pedir para acessar a área administrativa.

Uma preocupação dos clientes é que o site se pareça com outros da Internet.

Se trocar o banner da home, modificar as cores e as fontes do site já vai ficar bem diferente. Só alguém com o olhar muito atento vai perceber.

O valor médio dos temas no ThemeForest é de US$ 60,00. Cuidado com os menores que US$40,00, normalmente são temas ultrapassados.

Passo 7 – Instalar o Tema

Descompacte o arquivo comprado no seu computador. Você vai encontrar alguns arquivos e entre eles outro arquivo compactado .zip.

Dentro da área administrativa do WordPress, na lateral esquerda, um dos itens é Aparência.

Vá em Aparência clique em “Adicionar Tema” selecione o arquivo .zip que estava no arquivo comprado e faça o upload. Quando ele terminar clique em “Ativar Tema”.

É agora fica um pouco difícil.

Você vai ver que o que está no seu site não tem nada a ver com aquele site lindo que você comprou. As configurações não aparecem automaticamente.

Entre os arquivos descompactados tem um que serve para subir todo os dados existentes na amostra do ThemeForest (normalmente é nomeado de sample.txt).

A vantagem de usá-lo é que você vai poder se basear nele para montar seu site, trocando apenas textos, fotos ou copiando os Shortcodes.

O ThemeForest oferece um serviço adicional de instalação e importação do que tinha no site de exemplo. O valor é aproximadamente US$ 60,00.

Ou você pode ler a documentação completa e fazer a diagramação das páginas do zero.

Passo 8 – Montando o Blog Empresarial

Se você conseguiu fazer tudo sozinho até aqui ótimo. O próximo passo é só criar as páginas e inserir o conteúdo do seu Power Point.

Este é o 2º tropeço. Muitas não fazem do planejamento inicial e o negócio trava. Daí uma coisa que era pra sair em 20 dias leva 80.

Páginas, Categorias e Postagens

Na área administrativa do WordPress você encontra à esquerda Páginas>>Adicionar Nova no submenu. Aqui você vai colocar todas as páginas fixas (empresa, serviços, etc).

Crie também as categorias e insira os artigos em seus devidos lugares.

Os nomes das páginas, categorias e posts devem ter um nome que descreva o conteúdo da página. Este é um dos requisitos de qualidade do Google e uma principais regras do SEO.

Para adicionar Categorias dos Posts na barra à esquerda clique em Posts>>Categorias e na página seguinte preencha os campos e clique em “Adicionar Nova Categoria”.

Para os artigos clique em Posts>>Adicionar Novo.

Diagramar no WordPress é bem parecido com o Word, mas você pode deixá-lo bem mais bonito utilizando Shortcodes ou o Page Builder do tema comprado, estude a documentação do tema.

Menu Principal

Inserida as páginas é só configurar o Menu no painel administrativo do WordPress a esquerda em Aparência >> Menus.

Arraste as páginas da caixa da esquerda para a da direita na ordem desejada e coloque hierarquia dos submenus. Ao final dessa página você pode ativar o menu.

Widgets

Os Widgets são pequenos módulos que determinam o que vai aparecer na barra lateral do Blog e no Rodapé da página, como o Box do Facebook com os amigos que curtiram sua página, campo de busca, notícias mais lidas, telefones e o que mais você quiser.

Banner na Home Page

Talvez você precise de alguns Banners na home page, conhecido também como Sliders.

Eles não são nativos do WordPress, então cada desenvolvedor faz de um jeito.

Na documentação você encontra essa informação e se você subiu o dummie é só substituir por suas imagens ou banner produzido por um designer.

Seu Blog Empresarial já está pronto!

Até aqui você já tem quase um Batman no seu Blog (o que já é bom, por que muita gente não tem nem o Robin).

E melhor, gastando SÓ R$ 600,00.

Agora, se você quer UM BLOG Superman espie os próximos passos…

Passo 9 – Plugins

No WordPress você pode instalar programas especiais chamados de plugins. Com a ajuda deles a gente consegue dar uma MEGA BOMBADA no seu site.

Os que eu uso em todos os sites são:

All in One SEO: oferece recursos avançados de otimização de sites (SEO) como inserção de meta title, meta description e keywords.

Google XML Sitemap: com ele você cria um sitemap para o seu site e integra ao Google Webmasters, ajudando na indexação do seu conteúdo.

Facebook Social Plugin: integra o Facebook ao site, inserindo botões de curtir e compartilhe nas postagens ajudando a disseminar seu conteúdo pela rede.

WP Super Cache: esse plugin melhora muito a velocidade do site.

Fast and Secure Contact Form: é um plugin de formulário.

Passo 11 – Design e Programação

Não é porque você conseguiu fazer tudo isso sozinho que você não precisa de um designer e de um programador.

Muitas das coisas que vem no tema não vai servir para você, e um designer experiente (que entenda de WordPress) vai saber avaliar quais são essas coisas.

Alguns dos recursos que o tema lhe oferece são complicados e necessitam da ajuda de um programador (isso sem falar nos bugs que a gente encontra no caminho).

Alguns aspectos do SEO envolve o conhecimento do programador, como a velocidade do site.

Essa dupla pode lhe ajudar desde as etapas iniciais do projeto.

Se você tiver um recurso extra vale a pena. Vai lhe economizar bastante tempo.

Passo 12 – Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

Não adianta ter todo esse trabalho se sua mensagem não chegar ao seu provável cliente.

Seu site não vai aparecer na busca orgânica Google porque ele é bonito e tem um bom conteúdo.

Existem algumas técnicas para fazer isso e SEO é uma delas.

O Google e os demais mecanismos de busca possuem algumas diretrizes de qualidade e segundo especialistas são 200 os fatores que vão determinar o posicionamento da sua página na busca orgânica (a gratuita).

As mais importantes são relevância do domínio, referências e links externos, palavras chave, métricas sociais, links internos, design, velocidade, usabilidade, relevância do conteúdo, originalidade, entre outras.

Lista de fatores começa lá início, desde a escolha do domínio, passando pelo design, pela usabilidade (responsável pela experiência do usuário no site) e segue até a qualidade do seu conteúdo.

Se você é um pequeno empresário ou profissional liberal e pretende inicialmente atualizar o site você mesmo, recomendo estudar pelo menos o básico do SEO.

Algumas referências nesse mercado são o Fábio Ricotta do Mestre Academy e o Rafael Rez do Marketing de Conteúdo.

Agora, se você for contratar alguém, note que o trabalho de SEO é complementar ao trabalho do designer e do programador.

Se a empresa afirmar que faz SEO, a melhor forma de avaliar isso é analisar o posicionamento de alguns dos clientes dele.

Lembra quando eu falei sobre algo pior que pode acontecer ao instalar temas de origem duvidosa. Quando você tem seu site invadido ou com vírus você pode ter seu site bloqueado pelo Google ou o malware modifica suas páginas ou nas descrições estranhas começam a aparecer no Google.

Isso derruba seu site e numa dessas todo o trabalho de otimização vai para o espaço sem previsão de recuperação.

É importante acompanhar diariamente os relatórios do seu site, assim você percebe rapidamente esse tipo de problema ou no servidor.

FOI BRINCADEIRA DE CRIANÇA OU NÃO FOI? ?