Como se aproximar do Cliente Final em uma Cadeia de Fornecimento

Mesmo que você não forneça diretamente para ele.

Para algumas empresas se aproximar do cliente pode ser um desafio dentro da complexa cadeia de fornecimento de bens e produtos.

Pequenas indústrias, fabricantes de equipamentos e peças, produtores de alimentos e rurais. Nestes segmentos o caminho até o consumidor final pode ser bem longo.

Fabricante… entreposto… representante… atacadista… varejista… dezenas de intermediários.

Nesse cenário como divulgar os benefícios do seu produto, explicar sobre os cuidados que você tem na produção, sua preocupação com sustentabilidade e fazer essa mensagem chegar ao consumidor final de forma eficiente.

Nos dias de hoje encurtar a distância com o cliente é extremamente necessário, pois dentre o infinitos produtos disponíveis no varejo, tornar-se minimamente familiar representa uma enorme vantagem no processo de decisão do cliente, mesmo que você não forneça diretamente para a ele independente do segmento de negócio.

A boa notícia é que nunca foi tão fácil fazer isso.

Hoje não é mais necessário investir rios de dinheiro para divulgar sua empresa.

Aliás, já existem centenas de pequenas empresas aumentando MUITO seu poder de influência, ganhando espaço no mercado de forma acertiva e barata.

Conheça algumas formas simples para se aproximar do cliente final

UTILIZE A INTERNET AO SEU FAVOR

O comportamento do consumidor mudou muito. Ele se tornou um pesquisador e cada detalhe sobre o produto muito antes de ir ao ponto de venda na internet.

E quem melhor que você, que fez o produto, para explicar ao cliente que deseja a informação sobre o que ele faz e como se usá-lo.

Para fazer isso, a principal arma do pequeno empresário é o Marketing de Conteúdo.

Produza artigos, vídeos, planilhas sobre seus produtos e sobre coisas importantes relacionadas ao seu mercado e publique no seu Website, criando um Blog Corporativo, ou no WordPress que é gratuito.

Faça uma lista das maiores dificuldades que o cliente encontra no seu mercado e facilite a vida dele. Tire dúvidas, dê novas ideias e mostre como ele pode se beneficiar com seu produto.

Utilize as redes sociais para divulgar seu material e com o tempo o alcance do seu site vai aumentar muito com a ajuda do Google e sua empresa vai ganhar mais visibilidade e possíveis clientes.

CRIE UMA COMUNIDADE NAS REDES SOCIAIS

Utilize o Linkedin ou o Facebook para criar uma comunidade em torno do seu mercado ou de um gosto em comum.

Utilize este canal para divulgar novidades do mercado, publicar conteúdo (seu e de outros), reunir artigos da internet sobre o assunto e pesquisar as preferências do seu cliente.

Se você é um produtor de Orquídeas, você pode criar uma Fan Page no Facebook reunindo amantes de orquídeas ou colecionadores. Se você vende equipamentos de mergulho crie uma Comunidade sobre o assunto.

PARTICIPE DE OUTRAS COMUNIDADES RELACIONADAS AO SEU MERCADO

Participe ativamente de comunidades relacionadas ao seu mercado nas redes sociais com o intuito de ajudar os participantes e colaborar com o grupo.

Neste caso, apresente seu conteúdo de forma sutil e seu produto APENAS em boas oportunidades. Não fique só divulgando sua empresa, praticar spam ou fazer jabá é muito mal visto nas redes sociais.

REÚNA EM SUA COMUNIDADE AS MAIORES AUTORIDADES DO SEU MERCADO

Estabeleça parcerias com pessoas importantes em seu mercado. Faça entrevistas, produza conteúdo em conjunto e crie demonstrações utilizando seu produto. Utilize o Youtube e o seu Blog Corporativo para divulgar este material.

É bom para os dois: você divulga o trabalho dele para sua audiência e ele o seu.

PEGUE CARONA EM SITES DE REFERÊNCIA

Elabore conteúdos para sites e portais de referência para aumentar a visibilidade da sua marca. Talvez seja necessário a ajuda de um assessor de imprensa para ser bem sucedido neste caso, mas vale a pena.

MELHORE A VISIBILIDADE DO SEU PRODUTO TAMBÉM NO PONTO DE VENDA

A vida não é só Internet.

Como seu produto está disponibilizado no ponto de venda? Tem embalagem? Ela é atrativa? Seu cliente conseguiria identificar seu produto entre os concorrentes? Você tem algum material de divulgação? Um livreto, um banner ou talvez uma tag destacando as qualidades dos produtos?

Você pode melhorar muito a visibilidade do seu produto investindo um pouco em materiais de comunicação, merchandising e design.

Verifique a possibilidade colocar um banner no ponto de vendas e melhore o posicionamento do seu produto. Se a distância é um problema, peça a ajuda do seu representante local.

OFEREÇA UMA DEGUSTAÇÃO DO SEU PRODUTO NO PONTO DE VENDA

Você é fabricante de uma biscoito delicioso. Ele é Premium, um pouco mais caro, mas vale cada Real. Coisa de outro mundo!

Só tem um problema… as pessoas não compram por que ninguém sabe se é gostoso.

A maioria das pessoas tem aversão ao risco.

Faça como as grandes marcas de alimentos. Ofereça uma amostra grátis ou degustação do seu produto no ponto de venda.

É provável que aquele sujeito frequente regularmente o estabelecimento, depois de conhecer seu produto, as chances de compra aumenta muito.

PATROCINE OU PARTICIPE DE EVENTOS LOCAIS

Participe de pequenos eventos relacionados com o seu público (ou grandes se sua verba permitir).

Eventos esportivos, universitários, feiras rurais, cursos, palestras, workshops são ótimos para entrar em contato mercados de nichos.

Se for possível ofereça patrocínio ou apoio em algum desses eventos, dê brindes, faça uma palestra demonstrativa ou dia de campo.

COMECE JÁ

O cliente não compra de quem ele não conhece.

Não é preciso muito dinheiro para alavancar seu negócio hoje em dia, principalmente na internet.

Aliás, se você aproveitar  SÓ as oportunidades que a internet lhe oferece já tem meio caminho andado. A partir daí é só ir estreitando aos poucos seu relacionamento com o cliente.

O que você está esperando chegar junto ao seu cliente?